
Se segues o blogue e as redes sociais sabes que a Madeira está entre os meus destinos portugueses favoritos! Vou à ilha todos os anos, quer seja para voltar aos meus destinos madeirenses preferidos, como para ir ao surf.
Esta é uma ilha incrível e, por isso, nem o Natal da Madeira deixa de surpreender. Mais conhecida pela sua épica passagem de ano, é no Natal que podemos entrar no verdadeiro espírito festivo da ilha e conviver de forma mais próxima e sincera com os madeirenses.
ENCONTRE O CARRO MAIS BARATO PARA EXPLORAR A MADEIRA
Natal da Madeira: os presépios tradicionais
Pode estar cada vez mais cheia de visitantes estrangeiros, mas a Madeira ainda é no seu âmago uma ilha virada para as suas gentes e para a sua fé. E isso é ainda mais notório no Natal.
Não há pequena localidade, praça pública ou estabelecimento comercial que não exiba o seu presépio, seja ele grande ou mais modesto.

Muitos vão buscar à natureza a decoração principal, com troncos e musgo apanhado nas redondezas, mas há também aqueles que seguem as tradições antigas, estes mais encontrados nas casas dos madeirenses.
Chamam-lhe “presépio-lapinha” (ou apenas “lapinha”) ou “lapinha em escadinha” e são pequenos altares onde no topo surge a imagem do Menino Jesus e abaixo surgem as restantes figuras do presépio. Claro que existe um “twist” madeirense, com as decorações feitas com o bordado regional, frutos da época, como as laranjas, as castanhas ou as nozes, e as chamadas ”searinhas”, pequenos vasos com trigo germinado.
Depois há ainda os “presépios-rochinha” que tomam uma dimensão muito maior e que retratam toda a cena do presépio num cenário que pretende ir buscar semelhanças à paisagem madeirense.
Quer se seja religioso ou não, se visitar a Madeira no Natal vale a pena ficar atento aos presépios que vai encontrando pelo caminho. Alguns são verdadeiras obras de arte.
A Missa do Parto
Mas não só de presépios se faz o Natal típico da Madeira. As Missas do Parto são outro dos destaques desta época festiva.
De 16 a 24 de dezembro, entre as 5 e as 7 da manhã, as igrejas espalhadas pela ilha abrem as portas para celebrar a primeira missa da manhã. Mas se pensa que isto fica por aqui, está enganado. Depois da celebração religiosa, a população junta-se no adro da igreja para comer e beber. Todos contribuem e todos usufruem, e há até música tradicional para celebrar o começo do dia.

Funchal ao rubro
Enquanto as várias localidades madeirenses desdobram-se em festejos e iluminam todas rotundas, postes e arbustos que se encontram pelo caminho (a Madeira à noite durante dezembro ganha uma nova luz!), todos os caminhos parecem dar ao Funchal.
É lá que encontra as ruas mais iluminadas, a árvore de natal de 30 metros de altura, e os mercadinhos de natal.
Porém, definitivamente a não perder é a Noite do Mercado, que acontece no dia 23 de dezembro, dentro e à volta do Mercado dos Lavradores.
Prepare-se para encontrar dezenas de bancas a venderem desde produtos frescos, como vegetais e frutas, às tradicionais barraquinhas com comes e bebes, onde pode provar a típica sandes de carne em vinha d’alhos e, como não podia deixar de ser, uma bela poncha tradicional.



Mas a animação não fica apenas pelos sabores madeirenses. Ela estende-se noite fora com grupos a agitarem as ruas com música e cantares.
A não perder é a atuação da Confraria dos Cantares na Praça do Peixe, no interior do mercado. Começou por ser um grupo de amigos que se juntaram há mais de 35 anos para entoar, de porta em porta, cânticos natalícios. Mais tarde passaram para as ruas em torno do mercado e hoje reúnem centenas de pessoas que se juntam para formar um grande coro.
ESCOLHA A MELHOR ESTADIA NO FUNCHAL, MADEIRA
E depois do Natal?

Vem a passagem de ano, pois claro! Não é à toa que os madeirenses chamam dezembro “o mês da festa”.
Ainda os estômagos estão a abarrotar e os papeis de embrulho a atafulhar os caixotes do lixo, já a Madeira se prepara para receber o ano novo com pompa e circunstância.
É uma das passagens de ano mais famosas de Portugal (e, atrevo-me até a dizer, do mundo) e coloca todos a olhar para o céu, assistindo a um incrível espetáculo de pirotecnia.
E não estou apenas a falar de um único fogo de artifício. Estou a falar de vários, lançados de vários pontos da ilha e até dos navios-cruzeiro que lançam âncora por esta altura ao largo da baía do Funchal.
É um espetáculo deveras incrível e que vale a pena assistir pelo menos uma vez na vida.
Os melhores spots para ver o fogo de artifício na Madeira
Agora que já conhece como é o Natal da Madeira, o que acha? Gostaria de visitar nesta altura? Já lá esteve? Gostou? Conte-me tudo na caixa de comentários. E se tiver outras dicas madeirenses para descobrir nesta época festiva, sou toda ouvidos!
NATAL NA MADEIRA
