Top
Actividades para fazer em São Miguel Açores

Quem acompanha as redes sociais do Marlene On The Move sabe que a minha última viagem a São Miguel, nos Açores, foi brindada com uma gigantesca tempestade.

A pontaria na marcação desta viagem deu em chuvas torrenciais, ventos de 100 km/h e um mar gigantesco que nem deu para colocar a prancha na água.

Mas o que fazer quando se está a viajar e nos deparamos com mau tempo? Passar os dias no hotel a lamentar a vida? Não é o meu estilo! Há sempre opções e São Miguel é um bom exemplo disso!

1. Visitar a Fábrica de Chá Gorreana

Fábrica de Chá Gorreana

A maioria das atividades e atrações turísticas de São Miguel são ao ar livre, mas quando pensamos no que fazer indoor um local salta logo à vista: a Fábrica de Chá Gorreana.

Localizada na freguesia da Maia, este é um ex-libris da ilha, já que é a mais antiga e única plantação de chá da Europa.

Longe da chuva que cai no exterior podemos ficar a saber como foi introduzida a produção de chá em São Miguel, aprender os diferentes tipos de folhas e os processos de produção, visitar as várias áreas da fábrica e maquinaria usada, desde a chegada das folhas ao embalamento. E, por fim, terminar a visita a bebericar um chá preto pekoe com os olhos postos na plantação.

2. Fazer um périplo pelos restaurantes

Sociedade Agrícola de São Miguel

É um facto e esta viagem comprova-o: quaisquer férias com mau tempo ganham vida com programas gastronómicas. Pelo menos para mim… e muito possivelmente para a maioria dos viajantes.

Há um sem-número de bons restaurantes micaelenses, principalmente para os apreciadores de carne, e alguns são clássicos, como a Sociedade Agrícola, em Rabo de Peixe.

Mas esta viagem serviu para ir em busca de outras preciosidades. Do Mané Cigano, uma tasca em plena Ponta Delgada, com uma fila assustadora à porta (vá cedo, bem cedo), mas com os melhores chicharros que alguma vez vai comer, à A Tasca, mais moderno e com uma lista de iguarias de perder a cabeça (não deixe de provar a entrada de polvo panado). Ai, os quilos extra que ganhei nestes dias passados em São Miguel…

3. Ir ao Mercado

O Mercado da Graça, em Ponta Delgada, é outro sítio onde se pode resguardar do mau tempo e, simultaneamente, entregar-se aos bons produtos regionais.

As bancas deste mercado que data do século XIX enchem-se dos famosos ananases, das pimentas (e o que os micaelenses gostam de pimenta!), de anonas e inhames, e nem falta a loja do Rei dos Queijos, ideal para escolher o queijo que quer levar para casa ou alguns doces locais.

4. Pôr o corpo de molho em água quente

Jardim Botânico Terra Nostra

Se é a primeira vez que está a visitar São Miguel, não se incomode com a chuva e vá até às piscinas de água termal. Quer seja na Caldeira Velha, em Ribeira Grande, ou na Poça da Dona Beija, nas Furnas, ponha-se de molho nestas piscinas de água quente e não se importe com a chuva que cai na cabeça.

Ambos os locais inserem-se em bonitos ambientes verdes que nem com o céu cinzento perdem a sua magia. Tenha apenas cuidado com o chão escorregadio e não fique demasiado tempo dentro de água, cuja temperatura pode fazer descer a tensão.

5. Beber um chá (ou outra coisa) na Marina

A Marina de Ponta Delgada ocupa grande parte da frente marítima da cidade e é outro dos seus pontos de atração.  Afinal, aqui chegam os grandes cruzeiros e daqui partem as embarcações que levam os visitantes a ver a incrível vida marinha deste arquipélago.

O local oferece ainda várias lojas e cafés ideias para descontrair.

A Marina possui ainda uma piscina pública (com nadador-salvador) que atrai dezenas de banhistas. Quando lá estive, nem a chuva intensa impediu os turistas de ir a banhos.

O Que Fazer Em São Miguel
As ilhas dos Açores são conhecidas pelo clima instável. Mas quando uma tempestade se abate sobre a maior ilha do arquipélago, São Miguel, o que fazer?

Está à procura de mais dicas de viagem para explorar São Miguel? Espreite este post da Ruthia, de O Berço do Mundo.

Já alguma vez visitou São Miguel? O que costuma fazer quando as suas férias são brindadas com mau tempo? Vamos trocar experiências! Dê a sua opinião na caixa de comentários.

AS MINHAS FERRAMENTAS DE VIAGEm favoritas
Heymondo

Seguro de viagem com cobertura total e assistência 24h/7. Com -5% de desconto.

Holafly

Fique ligado com um eSIM, sem roaming, em mais de 160 destinos. Com -5% de desconto.

Skyscanner

Compare voos em segundos e encontre as melhores ofertas em todo o mundo.

Booking.com

Hotéis, apartamentos e estadias para todos os orçamentos e estilos de viagem.

Hostelworld

Hostels com as melhores classificações para aventuras diferentes e económicas.

GetYourGuide

Reserve tours e bilhetes para atrações com facilidade e cancelamento gratuito.

Discovercars

Alugue um carro em qualquer lugar com tarifas excelentes e opções de seguro completo.

Amazon

Artigos essenciais de viagem, desde gadgets a mochilas, tudo num só lugar: a minha loja.

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Packing Light is an Art!
Let Me Show You How.

Join the newsletter and get my free packing guide… tried and tested after trips all over the world!

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x