5 Praias Em Bali Para Surfistas Principiantes (e mais uma para depois!)

Praias Em Bali Para Surfistas Principiantes - Beaches In Bali For Beginner Surfers

A Indonésia é o maior paraíso na terra para fazer surf. E afirmo com total confiança! Das ondas mais pequenas às maiores, a perfeição é incrível e não é à toa que todos os anos milhares e milhares de surfistas traçam rumo para aquelas ilhas do Índico.

Mas quando estamos a começar no desporto, será que a Indonésia é o melhor destino para ir? Completamente! Há ondas para todos os níveis em todas as ilhas, de Java às Mentawai.

Porém, se é a sua primeira incursão nestas águas, sugiro uma ida até Bali.

Sim, é a ilha mais turística de todas e lida atualmente com um problema de poluição — mas não se preocupe, já ouviu o meu podcast sobre este tema? —, mas a ilha é super tourist friendly e há várias praias em Bali para principiantes. Quer conhecê-las?

Kuta Beach

kuta beach bali

Comecemos por aquela que é a praia por excelência em Bali para principiantes. Kuta Beach fica a dois passos do centro da cidade e, pelo acesso simples e fundo de areia, é a praia ideal para quem está a começar.

O areal é muito extenso e as ondas mais fáceis. Evite, porém, a maré baixa, uma vez que neste período do dia as ondas fecham mais e não permitem gozar tanto delas.

Ao longo da praia multiplicam-se os vendedores e o aluguer de longboards, quer para quem está a aprender, como para quem apenas quer apanhar uma ou outra vaga neste clássico balinês.

Canggu

canggu surf

Canggu tornou-se nos últimos tempos numa das localidades mais procuradas em Bali. Os visitantes são ali levados pelos cafés e restaurantes trendy’s, ritmo de vida descontraído e, claro está, pelas ondas.

Quando lá estive surfei numa boca da rio, mas com ondas mais difíceis e um belo crowd de surfistas dentro de água, a maioria estrangeiros (são muitos os que se mudaram de armas e bagagens para Canggu), que sabiam bem o que faziam.

Por isso, o meu conselho é que comece pela zona de areia de Eco Beach, o mais conhecido surf spot da área. Outro local bom para experimentar a surfar se for principiante é Batu Bolong, uma vez que as ondas são aqui mais “gordas” e não tão agressivas.

Dreamland

dreamland surf

Quando comecei a ir para a Indonésia para fazer surf esta era uma das minhas praias, dado ser, em parte, fundo de areia, o que facilita as entradas e saídas da água.

Hoje, Dreamland está um festival! No areal espalham-se os visitantes locais que procuram a beira de água para tirar uma selfie, mas também os casais recém-casados. É ver noivos — na grande maioria asiáticos — completamente vestidos a rigor acompanhados de grandes equipas de filmagens e fotógrafos a captarem imagens para a posterioridade. Tal espetáculo deve-se em grande parte à proximidade dos grandes resorts de luxo naquela área.

Porém, a zona de surf é vasta e dá para os surfistas se espalharem por vários picos de surf. Mas, cuidado com quem está a aprender. É que muitas vezes assustam-se e largam livremente as pranchas, sem noção se podem atingir alguém.

Booking.com

Bingin

bingin surf
Vista da encosta da praia de Bingin para a onda chamada Impossibles

Já o disse aqui: Bingin é o meu local de eleição. Normalmente, é na encosta desta praia que fico alojada. Afinal, não há nada como o primeiro amor!

A onda é exigente e o crowd dentro de água é conhecedor, por isso, há que saber o que se está a fazer se tentarmos surfar a onda para a esquerda.

Mas para quem ainda está a dar os primeiros passos, é esperar pela maré cheia e aproveitar a onda para a direita. Mesmo que esta rebente, pode sempre aproveitar os “reforms” da mesma e apanhá-la até quase à areia.

Padang-Padang

padang-padang surf

Lembra-se do “Comer, Orar, Amar”, com a Júlia Roberts? Na parte final do filme, quando os personagens principais se encontram numa doca para partir de barco para o “viveram felizes para sempre”, essa praia é Padang-Padang.

A doca não existe e foi lá colocada apenas para efeitos da filmagem. Mas o que há são duas ondas que logo ali dividem a competência dos surfistas. Do lado esquerdo da praia quebra a onda mais difícil e fácil-fácil para se aleijar. Mas, do lado direito, quebra uma bastante mais acessível e que vai fazer valer bem a viagem até lá.

E se já estiver a sentir-se confiante…

Uluwatu

vista sobre Uluwatu view

Uluwatu é uma das ondas mais conhecidas de Bali e todos os surfistas a querem conhecer.

Tente a sua sorte apenas se já estiver muito à vontade com o seu surf e com as pedras.

Terá que descer uma grande encosta até chegar à entrada que o leva para dentro de água, sendo esta… uma gruta! O ideia é que vá nas meias marés, porque se for vazia é mais provável que se aleije na laje de coral e na maré cheia a água costuma invadir a gruta.

Também para sair terá que apontar para a gruta e dar o desconto da água a escorrer. Enfim, uma aventura! Mas vale muito a pena, pois é uma das melhores ondas de toda a ilha.

Se estiver a aprender e, mesmo assim, quiser riscar esta da sua lista, opte por ir com um dos professores de surf local.

Não vou enganar e dizer que apanhar ondas em Bali é fácil… não é! Se estiver mesmo a começar, sugiro que opte por fazer umas aulas com surfistas locais. Muitos dos surfistas indonésios dão aulas de surf e podem ajudar, não só a conhecer a onda, como a marcar posição para si dentro de água.

Caso já seja surfista habitual, olhe para os surfistas indonésios que estão dentro de água. Eles sabem exatamente onde se posicionar. Mas, lembre-se, está no país deles, por isso, respeite os locais.

Agora, você! Já pensou alguma vez em fazer surf? E, se for já surfista, a Indonésia está nos planos de viagem? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo e, se tiver alguma questão, é só perguntar!

Praias Em Bali Para Surfistas Principiantes

Ir a Bali e não surfar é quase como que ir a Roma e não ver o Papa. Se nunca experimentou o desporto ou se está só a começar, não se preocupe. Vou mostrar-lhe as praias para principiantes que não vai querer perder na Ilha dos Deuses.
Gostou do Post? Faça Pin e guarde para mais tarde!

VAI VIAJAR ATÉ BALI PARA SURFAR? FAÇA UM SEGURO DE VIAGEM

Clique neste banner e usufrua de 5% de desconto na compra do seu seguro por ser leitor/a do Marlene On The Move. Da minha parte irei receber uma pequena comissão, sem qualquer custo acrescido para si, que irá reverter para a manutenção do blog. Desde já, obrigada!

Comments