
Falar sobre o restaurante Estaminé é fácil. Afinal, é o único que existe na Ilha Deserta, no Algarve.
Claro que só isso não é indicativo que é bom. Mas, neste caso, e sorte para quem está de visita, o Estaminé é mesmo bom.
Mal desembarcamos na Deserta, trazidos por um dos barcos da Amaris, que, de resto, detém também o restaurante, deparamo-nos longo com um longo passadiço em madeira que vai dar a uma estrutura, também ela toda em madeira, onde se encontra o Estaminé.
Não fazia sentido ser de outra maneira. Um edifício em betão feria a paisagem e o meio ambiente desta ilha-barreira, inserida no Parque Natural da Ria Formosa.

Da Ria Formosa para o menu do Estaminé
Ao entrarmos no restaurante Estaminé encontramos um espaço cheio de luz, já que o restaurante está rodado de janelas, na sua maioria viradas para a praia.
O facto de estar na Ria Formosa leva a que as grandes estrelas da carta deste restaurante sejam oriundas destas águas.
Das ostras, às ameijoas, ao camarão, todos têm lugar à mesa, quer seja em mariscada ou em arroz caldoso.
Também o peixe da costa, grelhado ou no forno, faz as delícias de quem vai ao restaurante Estaminé.
Se é uma pessoa de carne, também há algumas opções, embora a escolha não seja grande.
Já que está no Algarve, a minha sugestão é que escolha pratos típicos desta região.
No meu caso, optei para entrada pela muxama de atum e uma sopinha de peixe, seguido de xarém de marisco da ria como prato principal. Estava tudo delicioso!
Mas havia ainda outras iguarias locais, como as lulinhas à algarvia ou as lulas da “avó Belmira”.



Visitar o restaurante Estaminé na Ilha Deserta
Apesar da Ilha Deserta ser mais procurada durante os meses de verão, o restaurante Estaminé está aberto o ano todo, pelo que pode apanhar um shuttle e ir até lá.
Em todo o caso, sendo verão ou inverno, a minha sugestão é que marque com antecedência, em especial se estiver com vontade de ir ao fim de semana.
Gostou do post? Faça um PIN e guarde para usar mais tarde.

Sobre este artigo gastronómico…
As experiências gastronómicas apresentadas neste blog podem ou não incluir convites de restaurantes, mas as minhas opiniões baseiam-se apenas em relatos genuínos, garantindo uma análise imparcial e autêntica. Embora me esforce por fornecer informações exatas, tenha em conta que as experiências individuais podem variar e que não posso ser responsabilizada se a experiência de um leitor for diferente da minha.