7 Restaurantes em São Miguel a Não Perder

Restaurantes em São Miguel restaurants

Como já contei aqui, a minha última visita a São Miguel, nos Açores, foi brindada com uma grande tempestade que me levou a pensar em atividades alternativas para fazer durante a estadia na ilha. Claro que, com a chuva a cair lá fora, que melhor programa do que um roteiro pelos restaurantes em São Miguel?

Posso dizer que durante os dias que estive na ilha visitei grandes casas de restauração, umas clássicos micaelenses, outras grandes novidades para mim. Todas com iguarias de comer e chorar por mais.

1. Tasca Mané Cigano

Não conhecia este local, nem nunca tinha ouvido falar dele. Mas quando pedi umas dicas ao meu amigo Vasco Lello, Chef do restaurante Príncipe Real, que havia estado há pouco tempo em São Miguel, este foi o primeiro lugar que ele recomendou.

Acabadinhos de chegar à ilha, fomos directos ao centro de Ponta Delgada para achar esta pequena tasca… com uma grande fila à porta! Era dia de semana e já passava das 13:30, pelo que optámos esperar. Afinal, não devia demorar muito até nos conseguirmos sentar. Esperámos… 1h30!

A verdade é que o sítio é muito pequeno e a procura é grande. A fama dos chicharros, da saladinha de pickles ou do polvo à quarta-feira (que segundo soube esgota logo às 11:00 da manhã) leva locais e turistas a esperar horas intermináveis.

O espírito na sala é comunitário: se houver um lugar livre é sentar e dizer bom dia ou boa tarde ao cliente que está ao lado. Quem sabe até aprender algumas dicas se o mesmo for local da ilha.

2. Associação Agrícola de São Miguel

Sociedade Agrícola de São Miguel

Clássico dos clássicos de São Miguel. A Associação Agrícola é isso mesmo: uma sociedade dos produtores locais que decidiu abrir um restaurante nas instalações, o qual se tornou num dos ex-libris da ilha.

Localizado no recinto de feiras de Rabo de Peixe, o espaço é de aspecto moderno e, pelo que entendo, a equipa é constituída por alunos da escola de hotelaria.

A ementa é o que leva todos à Associação Agrícola de São Miguel: o típico bife de vaca dos Açores, simples ou acompanhado por um molho (pessoalmente, gosto do molho pimenta, mas há quem não resista ao de queijo da ilha).

Claramente não é um restaurante para vegetarianos ou para quem coma pouco, uma vez que os bifes que chegam à mesa são de uma dimensão considerável.

Outra boa opção é dividir um hamburger… sim, um que dá para dois!

3. A Tasca

A Tasca São Miguel

A Tasca foi outra dica do meu amigo Vasco e fica bem no centro de Ponta Delgada. O espaço oferece aquele ambiente de tasca, com mesas e cadeiras de madeira e decoração bem ao estilo, porém, o serviço é de restaurante de primeira.

Na ementa, trazida em formato jornal com um pouco de história sobre o local, estão pratos bem típicos, como a mão de vaca, e outras opções menos tradicionais, como a entrada de polvo crocante, aka panado, com cebola confitada. Imperdível!

Porque é um dos restaurantes em São Miguel com grande procura, vale a pena reservar. Na primeira noite que queríamos ir a não tivemos lugar e tivemos que marcar para o dia seguinte.

4. Tony’s

Cozido Das Furnas Pot

Outro clássico para quem quer ir provar o cozido das Furnas. Para dizer a verdade, é sempre a este que vou quando estou de visita, por isso não tenho termo de comparação. Mas, como em equipa que ganha não se mexe, vou sempre lá parar!

Há por lá outros pratos, mas aqui o cozido é a estrela e é ver passar travessas cheias dele.

Aconselhe-se com o empregado sobre a dose certa a pedir, porque as mesmas são generosas e não se esqueça de reservar mesa ou arriscasse a ficar de fora.

E se quiser ter a experiência total, aconselho a, antes de almoço, ir até às furnas ver onde as panelas estão a cozer. Procure os buracos no chão dos vários restaurantes e vai lá achar três ou quatro tabuletas a dizer “Tony’s”.

5. Caloura Bar

Caloura Bar São Miguel

Na minha primeira viagem a São Miguel foi na Caloura que fiquei alojada e só tenho boas coisas a dizer desta localidade. A começar pelo Caloura Bar, um restaurante mesmo em cima do mar, junto a um pequeno porto de pesca.

Pela sua localização, a ementa é focada no peixe e ainda bem. Que fresco que ele é!

O serviço também é ótimo e também aqui recomendo que peça ajuda para escolher o melhor peixe ou as doses ideais para si e para quem o acompanha, se for o caso.

Umas lapas para entrada acompanhadas por um bom branco são a minha sugestão.

6. A Casa do Abel

A Casa Do Abel São Miguel

Em Água de Pau, a caminho da Caloura, nasceu recentemente a Casa do Abel. Dos restaurantes em São Miguel que visitei, este foi um dos grandes achados da viagem.

Da decoração à simpatia dos empregados, à fantástica carne que chega à mesa, tudo neste restaurante de São Miguel pede que voltemos lá outra vez.

O ambiente é intimista e propício para passar lá um bom bocado, de preferência acompanhado por uma das garrafas que preenche as paredes do espaço.

Os croquetes e rissóis das entradas são caseiros e se quer provar a qualidade da carne peça um sortido de várias peças de bife que chegam à mesa no ponto!

7. O Galego

Foi o último dos restaurantes em São Miguel que visitei nesta viagem e, claro está, pedi um belo bife para a despedida.

O espaço é modesto e fica no Bairro da Praia dos Santos, em Ponta Delgada. Não se assuste com o tamanho do espaço ao entrar porque existe uma sala maior nas traseiras.

Há quem diga que é o melhor bife da ilha. Para mim não é “o melhor”, mas é bem bom e o ambiente despretensioso deixa qualquer um à vontade.

Os Melhores Restaurantes Em São Miguel (Para Mim!)

Numa terra onde o gado pasta livremente e o mar é rico em peixe só podia haver boa gastronomia. Descubra os restaurantes em São Miguel que não pode perder numa visita aos Açores.
Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde

Gostou deste post? Já esteve em São Miguel? Qual foi o seu restaurante preferido? Deixe as suas dicas na caixa de comentários em baixo.

E não se esqueça de partilhar nas suas redes sociais. 😉

PLANEIE A SUA VIAGEM

Ao utilizar os links afiliados em baixo estará a ajudar o blog sem qualquer custo acrescido para si!

✔︎ Escolha a estadia ideal em São Miguel

✔︎ Reserve o seu voo para Ponta Delgada

✔︎ Não se esqueça de fazer um seguro de viagem e ganhe 5% desconto por ser leitor/a do Surfer Girl On The Move.

✔︎ E escolha um bom livro para esta viagem!

Comments