Search here...
TOP
Destinos El Salvador Surfar

Surf em El Salvador – Os melhores surf spots do país

The best surf spots in El Salvador
137 Views

El Salvador está de ano para ano a tornar-se num dos destinos favoritos dos surfistas.

Aquele que é o país mais pequeno da América Central é um dos maiores na oferta de surf spots com potencial, seja para quem quer ter uma primeira experiência com este desporto, como para os mais profissionais. E tudo envolto numa grande beleza natural e numa cultura colorida e afável.

El Salvador tem trabalhado para se afastar da imagem de criminalidade e tráfico de droga que sempre pautou o seu passado e o governo começou a ver o potencial da sua costa para atrair mais turismo e, claro, mais surfistas.

Criou o que chama de “Surf City”, um troço de vários km que inclui as principais ondas do país, onde está a desenvolver inúmeras infraestruturas para albergar todos os que chegam com a prancha debaixo do braço. Isso vem acompanhado com comércio, restauração e uma variada oferta de atividades para os dias que são passados fora de água.

Marlene On The Move author surfing in El Salvador

As melhores ondas de El Salvador

Mas vamos ao que interessa, que são as ondas!

El Salvador tem 321 km de costa e nela podemos encontrar ondas incríveis. Umas mais acessíveis, mas igualmente com mais crowd. Outras mais escondidas e quase sem ninguém para partilhar a experiência.

Das praias que tive oportunidade de conhecer na minha última viagem, estes foram os melhores surf spots de El Salvador.

El Sunzal

Dizem que foi a primeira onda surfada no país. Não sei se é verdade, mas foi certamente a minha.

Trata-se de uma direita que parte bem fora e se estende ao longo de vários metros. A acompanhá-la está um canal que se torna num refúgio quando um set maior entra, mas que ajuda também a chegar ao pico. Prepara-se para longas remadas.

A onda não é tubular e tem força quando o swell está maior. É super indicada para quem está a começar ou para quem prefere o longboard à shortboard.

Surfers surfing in El Sunzal, El Salvador

La Bocana (El Tunco)

El Tunco — nome que adotou devido ao formato da grande rocha que se encontra na praia, e que se assemelha a um porco (“tunco” em calão local) — é tida como a capital da Surf City de El Salvador e, claro, possui uma onda partilhada por muitos que visitam a região de La Libertad.

Chamada de El Bocana, esta esquerda, ao contrário da vizinha El Sunzal, é rápida, tubular e quebra em pouca água.

El Tunco beach

Punta Roca

Atualmente, é talvez a onda mundialmente mais famosa de El Salvador já que foi a escolhida para servir de palco para uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf.

Punta Roca ganhou o nome devido às muitas rochas que existem por aqui. Quer dentro como fora de água. De facto, só para entrar no mar é preciso alguma perícia para percorrer o caminho de pedras e para não deixar as quilhas para trás quando entramos ou saímos da água.

A onda de Punta Roca também não é para brincadeiras: rápida, tubular e sem espaço para grandes erros. É preciso ter já algum nível para surfar por aqui.

Surfer entering the water in Punta Mango

El Zonte

Muitos dizem que é a pequena cidade de praia mais “cool” de El Salvador, mas isso não consegui confirmar, uma vez que fui na época baixa e muitas coisas estavam fechadas.

Já a onda está sempre lá todo o ano!

Existem dois pontos de arranque nesta praia. O primeiro, no point, onde se desenrolam direitas ocas e compridas, que funcionam com mais maior ou mais pequeno, sobre fundo de rocha. Já o segundo é mais no inside, onde quebram ondas sobre um fundo misto de areia e rocha e que pode ser bem divertido nos dias mais pequenos.

View over the cliffside in El Zone beach

El Palmarcito

A cerca de 15 km do El Puerto de La Libertad está uma pequena enseada de areia escura que oferece um ambiente relaxado e uma bonita onda.

Dependendo da direção e tamanho da ondulação (a onda só funciona até aos dois metros), existe uma incrível direita que corre a encosta que se encontra do lado direito da praia.

Já o centro desta enseada pode ser o lugar perfeito para ter uma aula de surf, já que as ondas aqui são mais suaves e espumadas.

Looking to the wave in El Palmarcito beach, El Salvador

Playa Mizata

Quando chega a Mizata parece ter entrado num El Salvador mais selvagem e isolado. Longe da confusão da zona de El Tunco, a Playa Mizata oferece a tranquilidade que provavelmente procura.

Existem dois pontos possíveis de surf: do lado esquerdo, uma onda que parte do pontão de pedras, mesmo em frente ao hotel, mesmo em frente ao hotel, e que corre para a direita; e do lado direito, um beach break que se estende por um quilómetro.

Mizata deserted beach

El Cuco

No distrito de San Miguel, a cerca de 170 km da capital San Salvador, encontra El Cuco, uma incrível extensão de praia que se torna numa das principais atrações para quem visita a zona oriental de El Salvador.

Este não é o destino perfeito para os surfistas mais experientes, mas pode ser o paraíso para quem estiver a começar ou quiser ter a sua primeira experiência com o surf. É que as ondas por aqui são muitas e quebram suaves, com espuma branca e pouca profundidade.

El Cuco beach

Punta Mango

De todas as ondas que conheci em El Salvador, esta foi a que apresentou o maior desafio em encontrar. Talvez porque, como fui na época das chuvas, muitos caminhos estavam cortados quando lá tentei ir.

Mas Punta Mango está no mapa das melhores ondas de El Salvador por ser uma das mais bonitas, mas também mais difíceis de todo o país. É um point-break para a direita, forte, muito rápido e tubular.

Existem duas maneiras de lá chegar: por estrada – a qual tentei e não tive sorte -, idealmente com um jipe, ou por barco a partir de Las Flores.

Bird's eye over Punta Mango

Las Flores

Foi aqui que terminei as minhas três semanas em El Salvador… e que final!

A praia de Las Flores é coroada com palmeiras do lado direito e é aqui que encontra a sua onda principal.

Durante os meses de verão é ideal para surfistas principiantes e intermédios. Já no inverno, pode receber ondas que chegam até aos três metros, ideal para quem tem mais experiência.

A onda quebra para a direita, a partir de umas rochas mais fora na maré vazia, e mais junto à encosta se a maré estiver cheia.

Las Flores landscape

Guia completo de El Salvador

Se quer ficar com mais detalhes sobre os principais lugares e atividades para ver e fazer em El Salvador, bem como os principais spots para surfar, esteja atento pois muito em breve chega o Guia de Surf e Viagem de El Salvador.

Subscreva a newsletter para não perder o lançamento.


Qual a melhor estação para surfar em El Salvador?

Há ondas todo o ano em El Salvador, mas a melhor época para ir vai depender daquilo que quer surfar.

Entre maio e outubro é a época de chuvas e dos swells maiores. As ondas podem chegar a altura da cabeça ou até mais, dependendo da ondulação que chegue à costa.

Já entre novembro e abril é a época seca, o que significa ondas mais pequenas, mas também tempo melhor e vento off-shore.

Beautiful tropical hut with surfboard in El Salvador

Qual a prancha ideal para surfar em El Salvador?

Depende dos surf spots de El Salvador que quer visitar, claro. Se for um surfista experiente, que procura ondas com um certo tamanho e tubulares, apostaria em pranchas entre 5’9 e 6’1, round tail.

Se, como eu, gosta de ondas mais calmas ou, pelo menos, não tão agressivas, não vale a pena ir além dos 6’ e, quem sabe, optar por pranchas com mais volume.

Segurança acima de tudo em El Salvador

Apesar de, como disse no início, os níveis de insegurança terem descido nos últimos anos em El Salvador, uma viagem a este país não está completamente ausente de perigos. Afinal, está a viajar pela América Central. Há sempre os riscos de adoecer ou de se aleijar, principalmente dentro de água.

Assim, não se esqueça de tomar as habituais precauções, como com o que come ou bebe, e vá mais tranquilo fazendo um seguro de viagem.

Eu faço sempre com a IATI e, por ser leitor do Marlene On The Move, pode também fazer com um desconto de 5%. Basta fazer o seu seguro através deste link ou clicando no banner em baixo.

Seguro de viagem IATI Marlene On The Move

O que achou deste post? Tem alguma questão sobre o surf em El Salvador? Comente em baixo para que possa ajudar.

Boas ondas!

Conheça os melhores surf spots de El Salvador, onde são e o que pode esperar. Fique com dicas incríveis para tornar a sua próxima surf trip inesquecível.
Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde!
VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros da Marlene On The Move!

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!