Search here...
TOP
Itália Surfar

Surf na Sardenha — Conheça as ondas do Mediterrâneo

Surf na Sardenha - Surf in Sardinia
214 Views

“Vais surfar na Sardenha? Mas há ondas no Mediterrâneo?” Nem sei quantas vezes ouvi isto quando comentei com amigos e conhecidos que ia levar pranchas na minha viagem à Sardenha.

Sim, existem ondas no Mediterrâneo e elas podem até atingir um tamanho razoável. O período em que as ondas atingem condições em que podem ser surfadas é, contudo, bastante menor do que aqueles a que possivelmente estamos habituados.

Na Sardenha é normal que a ondulação dure um a dois dias e depois volte a acalmar e deixe os surfistas locais sedentos pelo próximo swell.

Mas, afinal, como é que há ondas no Mediterrâneo?

As ondas na superfície do oceano são normalmente formadas pelo vento. Quando o vento sopra, transfere a energia através de fricção. Quanto mais rápido o vento, mais tempo ele sopra, ou quanto mais longe ele pode soprar sem interrupção, maiores são as ondas. Portanto, o tamanho de uma onda depende da velocidade do vento, da duração do vento e da área sobre a qual o vento está a soprar. Esta variabilidade leva a ondas de todas as formas e tamanhos.

Ocean – Smithsonian Institute

Assim, o Mediterrâneo, apesar de ser um mar “interno”, não deixa de ter vento e até tempestades, o que, dependendo da sua intensidade, gera ondas.

Porque o mar mediterrâneo não é tão extenso como os restantes, como o Atlântico, por exemplo, o vento não ganha a velocidade ou percorre a extensão necessária para formar ondas muito grandes ou durante muito tempo.

Surf na Sardenha. Surfing waves in Sardinia

As melhores praias para surfar na Sardenha

Dito isto, as melhores ondas da Sardenha vão depender do lado em que se formam as baixas pressões e a direção do vento, sendo que a aposta mais segura é o lado oeste da ilha.

Para saber onde se dirigir, aqui ficam as ondas e respetivas praias mais conhecidas da Sardenha para surfar.

  • Silver Rock
  • Porto Ferro
  • La Speranza
  • S’Archittu
  • Sa Mesa Longa
  • Capo Mannu
  • Piscinas
  • Buggerru

Quer mais detalhes sobre as melhores ondas na Sardenha?

Fique atento às atualizações de conteúdo no blog porque muito em breve sairá um novo guia com todos os detalhes sobre o surf na Sardenha, bem como todas as atrações que não pode perder nesta ilha italiana.

Junte-se à tribo e nunca perca nenhuma novidade do Marlene On The Move.

JOIN US TODAY!

Subscreva e receba um e-book grátis.

Paisagem ilha da Sardenha, Itália. Sardinia landscape

Como chegar à Sardenha com pranchas de surf

A Sardenha não é propriamente um destino de surf por excelência na Europa, por isso não estranhe ser a única pessoa no aeroporto a carregar uma prancha de surf, principalmente se viajar em época baixa.

Fora isso, os cuidados são sempre os mesmos: embalar bem as pranchas e alugar um carro com capacidade para as transportar.

Na ilha existem dois aeroportos principais: Cagliari (a sul) e Alghero (a norte).

O aeroporto de Cagliari é o maior e recebe mais voos, incluindo os que vêm de Itália continental. Se vem de longe é bem possível que tenha que fazer escala noutra cidade italiana, antes de chegar à Sardenha.

Por outro lado, se vem de outros países europeus e quer viajar mais barato, a Ryanair trabalha com voos diretos para Alghero. Pelo menos foi assim que cheguei vinda de Portugal.

Booking.com

Últimas dicas!

Opte por pranchas mais pequenas e “gordas” porque, por norma, as ondas por aqui não são tão grandes ou desafiantes como noutros destinos. E lembre-se de levar todas as dicas de sítios a visitar, não vá ter azar e não apanhar nenhuma boa ondulação durante a sua visita.

Caso vá mesmo com o único intuito de fazer surf naquela ilha, acompanhe as previsões para a região e opte por ficar mais tempo do que apenas uma semana. As chances são maiores.

Como em todas as viagens que têm surf à mistura e porque ainda viajamos numa altura em que o Covid-19 espreita, não deixe de fazer um seguro de viagem. Opte pelo da IATI e por ser leitor/a do Marlene On The Move tem 5% de desconto na sua apólice.

Gostou deste post? Se sim, por favor, considere apoiar o meu trabalho e ofereça-me um café!

Se está a pensar fazer surf na Sardenha, conheça os spots desta ilha italiana e fique a saber como é possível haver ondas no Mediterrâneo.
VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros da Marlene On The Move!

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!