Search here...
TOP
Provar

TASCA MARIA FAIA — OÁSSIS GASTRONÓMICO NA BEIRA BAIXA

692 Views

Em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, numa pequena localidade chamada Malpica do Tejo, vai encontrar a Tasca Maria Faia. Um verdadeiro altar de manjares típicos da região da Beira Baixa.

Percorrendo a estrada que passa pelo parque natural, chegamos a Malpica do Tejo, uma pequena vila perdida no meio da Beira Baixa. Ou será do Alto Alentejo? Aqui torna-se difícil saber onde uma região acaba e outra começa. A paisagem e os sabores misturam-se. Mas quanto aos últimos, já lá vamos e posso dizer que são mesmo das beiras.

Não há muito para percorrer porque o local é pequeno, por isso achar a Tasca Maria Faia não deverá ser difícil.

E se por fora podemos crer que vamos entrar numa típica tasca, no interior encontramos um espaço renovado, que respeita caraterísticas populares, mas sem deixar passar alguns traços de modernidade.

O nome da tasca, “Maria Faia”, vem de uma das músicas recolhidas pelo cantor Zeca Afonso em Malpica do Tejo.

Para a mesa pedimos uns lagostins do rio, uma das sugestões da casa. Do Tejo, como não poderia deixar de ser. E por menos de 5 euros serviram-nos uma travessa cheia deles e deliciosos. Cozidos, deixando o sabor por si só conquistar.

Feitas as introduções, a mesa recebeu de braços abertos o Lombo com Castanhas e o Guisado de Veado com Frutos Vermelhos, servido com rodelas de pêssego e compota de framboesa, o que corta o sabor forte da caça.

Feitas as contas e com vinho, sobremesa e café à mistura, o valor final rondou os 15 euros por pessoa. Uma pechincha tendo em conta a qualidade do que foi servido.

E já que está na região, que tal um passeio de barco pelo Tejo? Saiba que este é o local perfeito para a observação de aves de rapina. Informe-se no restaurante.

Tasca Maria Faia

Gostou da dica? Guarde o Pin!

🍴

 

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

21 COMMENTS

  • Marta Chan

    Opá tasca mais acolhedora! Adoro esses sítios, é tão Portugal, não achas? O unico senão é que normalmente não estão preparados para vegetarianos e acabamos por comer uma sopa ou assim. A comida tradicional portuguesa é à base de peixe e carne e por isso não podemos pedir muito 😛

    • Marlene Marques
      AUTHOR

      Pois é, Marta. Infelizmente, tens toda a razão. Mas mesmo assim, acho que já existe mais oferta que antigamente. Mas, sim, sítios como este ainda são muito old school no que toca à ementa.

  • Viaje Comigo

    Adorei! Boa dica de gastronomia e restaurante! E que sítio tão típico. Vou ter de visitar um dia! Só pelas fotos já abriu o apetite! Boas viagens!

    • Marlene Marques
      AUTHOR

      Vale a pena a visita. Ainda mais porque podes sempre dar um passeio pelo Parque Natural do Tejo Internacional. 🙂

  • Sofia

    Conheço a música e agora fiquei com vontade de conhecer a tasca! A comida parece deliciosa! Obrigada pela dica Marlene! Beijos

  • Renata Sucena

    Nossa Marlene! Me deu água na boca essas pratos. Amo a culinária Portuguesa. Eu vou pra Portugal no ano que vem, são tantas dicas que acho que preciso ficar uns 2 meses par conhecer tudo! Será difícil escolher o roteiro!! Abraços Renata

    • Marlene Marques
      AUTHOR

      Hihihih Renata, quando vier não vai querer voltar tão depressa 😉

  • Eloah Cristina

    Que experiência gastronômica completa e de ótimo custo beneficio. AMEI!

  • Fernanda Carvalho

    Lagostins a 5 euros?? Uau! Esse restaurante é, de fato, um achado! Se o sabor estiver à altura da apresentação dos pratos, certamente merece uma visita.

  • Francisco Agostinho

    Bem, mas que óptima dica acho que vou já aproveitá-la para uma surpresa`no aniversário da minha namorada, obrigado!

    • Marlene Marques
      AUTHOR

      Ainda bem que ajudei, Francisco. 😉 Aproveita e passeia com ela pelo Parque Natural do Tejo Internacional. 🙂

  • Pedro Henriques

    Se há coisa que adoro, são as tascas, principalmente aquelas em que somos bem servidos! Ainda não conheço esta zona, mas parece ser muito boa para explorar, pelo menos a nivel gastronómico!

  • Débora Resende

    Uau, os pratos parecem todos deliciosos e o preço é ótimo! Fiquei com água na boca 🙂

  • Itamar Japa

    Meu Deus, que delicia de Post!!! Me deu até fome agora! Adorei! Quem sabe um dia, quando for a Portugal, possa experimentar estas delicias!

  • Giulia Sampogna

    Gente essa comida está com uma cara maravilhosa! Amo langostinos, e olha o valor, nem acreditei. Ótimo review!

  • VaneZa Narciso

    Que ótima dica que junta gastronomia, cultura e turismo. Descobrir esses encantos de Portugal através do seus textos é muito bom. Amei!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!