Search here...
TOP
Destinos

Banho de história em Bath, Inglaterra

Banhos Romanos em Bath - Roman Baths of Bath
213 Views

Foi numa viagem até Bristol, onde experimentei uma das poucas piscinas de ondas da Europa, que decidi visitar Bath. O tempo era reduzido e o Lonely Planet mostrava-me que, de todas as localidades nas proximidades, Bath era aquela que poderia suscitar-me mais curiosidade.

Bem-vindo a um dos sítios romanos mais importantes do norte da Europa. O elaborado complexo de spa data de cerca de 70 DC e era conhecido na época como Aquae Sulis.

Lonely Planet

O guia contava histórias de outros tempos, da ocupação romana, e decidi ir até lá para ver com os meus próprios olhos.

A cidade é encantadora! Das ruas com uma bonita arquitetura, à extraordinária Abadia de Bath, ao The Pump Room, um restaurante e salão de chá que lembra a antiga aristocracia que procurava Bath pelos seus spas e tratamentos termais.

Mas foi nos Banhos Romanos que dediquei mais tempo, porque lá está o berço da história desta cidade, a razão do seu nome (“Bath” = “Banho” em português) e é em torno deste local que todo o centro histórico está construído.

Quando em Bath fazer como os romanos

Mais de um milhão de visitantes (dados pré-Covid-19) visita estes Banhos Romanos todos os anos, pelo seu significado histórico, mas também porque este lugar coloca a imaginação à prova.

A viagem pelo complexo é uma união entre o que resta da estrutura antiga, com todos os artefactos que foram encontrados, e uma abordagem mais moderna, que nos permite entender o seu passado, através de meios visuais de apoio.

O site é riquíssimo e a minha visita foi feita de forma lenta, absorvendo tudo o que via, numa verdadeira viagem no tempo.

Aqui, existem várias áreas e vários elementos que se se destacam pela sua dimensão e simbologia:

O Grande Banho

Mal entrei no complexo deparei-me logo com o Grande Banho, um enorme tanque de água que é no fundo o coração deste spa romano. A vista começa por cima, seguindo um balcão guardado pelas estátuas de grandes imperadores e governadores romanos.

Mas à frente na visita, o caminho leva ao piso térreo, de acesso às águas termais que faziam as delícias do visitantes. Por aqui, o grande tanque espreita pelas várias colunas que o ladeiam e passamos por nichos que certamente os banhistas utilizariam para relaxar e colocar a conversa em dia.

Terraço nos Banhos Romanos de Bath - Terrace in the Roman Baths of Bath
Grande taque nos Banhos Romanos de Bath - Great Bath area in the Roman Baths in Bath
Grande taque nos Banhos Romanos de Bath - Great Bath area in the Roman Baths in Bath

O Pátio do Templo

Como qualquer complexo romano, também aqui existiu um templo onde os visitantes faziam as suas ofertas e sacrifícios aos deuses. Com vários elementos de destaque, as atenções viram-se aqui para a Cabeça de Minerva, uma estatueta em bronze que representa Sulis Minerva, a Deusa da Sabedoria.

Artefactos do povo de Aquae Sulis

Nos banhos romanos, não só conhecemos a estrutura como sentimos uma proximidade a quem por ali passou. Isto porque somos apresentados a elementos como estátuas, mosaicos e pequenos artefactos de uso pessoal. Um dos últimos grandes achados aqui apresentados é uma coleção de moedas romanas (mais de 17 mil!), datadas entre 32 BC e AD 274, encontradas em Bath em 2007.

Exposição nos Banhos Romanos de Bath - Exhibition in the Roman Baths of Bath
Exposição nos Banhos Romanos de Bath - Exhibition in the Roman Baths of Bath

Salas de spa e saunas

Esta foi também uma zona dos Banhos Romanos de Bath que achei particularmente interessante, uma vez que existe uma projeção de imagens sobre as pedras a representar a vivência que existem em tempos naquele lugar. Uma imersão do visitante no espaço através da visão e audição.

Projeção na zona de sauna nos Banhos Romanos de Bath - Projection in the sauna area in the Roman Baths of Bath
Banhos Romanos em Bath - Roman Baths of Bath
Booking.com

Tome nota antes de visitar

A viagem pelos Banhos Romanos não podia terminar da melhor forma: somos convidados a provar a água termal, a mesma que ali trouxe os romanos e na base da qual toda aquela estrutura e cidade nasceu e cresceu.

Confesso que o cheiro e sabor a enxofre bem me lembrou as minhas visitas a São Miguel, nos Açores, mas a experiência é única e não podia deixar de tomar esta água que é conhecida por conter 43 minerais.

Deixo-lhe, por fim, algumas dicas que podem ajudar, caso um dia vá até Bath e decida visitar os Banhos Romanos:

Onde Fica

Os Banhos Romanos ficam na Abbey Church Yard, bem no centro da cidade de Bath, a 16 km de Bristol e 160 km de Londres.

Tours

Pode optar por fazer um tour guiado aos Banhos Romanos, mas, caso queira ir sozinho/a, aconselho um audioguia para melhor conhecer a história deste lugar.

Acessibilidades

Os Banhos Romanos estão preparados para receber todos os visitantes, mesmo os que apresentem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Consulte o site para mais informações.

Horários e bilhetes

Infelizmente, à data de publicação deste artigo, os Banhos Romanos estão encerrados devido à evolução pandémica provocada pelo Covid19. Porém, tenho a certeza de que quando voltarmos à normalidade, os mesmos deverão reabrir. Por isso, vá consultando o site oficial para obter mais informações.


O que achou dos Banhos Romanos de Bath? É um local que já visitou ou gostaria de visitar? Dê a sua opinião na caixa de comentários em baixo! Vamos falar!

Gostou do post? Faça pin e guarde para mais tarde

VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros da Marlene On The Move!

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!