Foi numa viagem até Bristol, onde experimentei uma das poucas piscinas de ondas da Europa, que decidi visitar Bath. O tempo era reduzido e o Lonely Planet mostrava-me que, de todas as localidades nas proximidades, Bath era aquela que poderia suscitar-me mais curiosidade.
Bem-vindo a um dos sítios romanos mais importantes do norte da Europa. O elaborado complexo de spa data de cerca de 70 DC e era conhecido na época como Aquae Sulis.
Lonely Planet
O guia contava histórias de outros tempos, da ocupação romana, e decidi ir até lá para ver com os meus próprios olhos.
A cidade é encantadora! Das ruas com uma bonita arquitetura, à extraordinária Abadia de Bath, ao The Pump Room, um restaurante e salão de chá que lembra a antiga aristocracia que procurava Bath pelos seus spas e tratamentos termais.
Mas foi nos Banhos Romanos que dediquei mais tempo, porque lá está o berço da história desta cidade, a razão do seu nome (“Bath” = “Banho” em português) e é em torno deste local que todo o centro histórico está construído.
Quando em Bath fazer como os romanos
Mais de um milhão de visitantes (dados pré-Covid-19) visita estes Banhos Romanos todos os anos, pelo seu significado histórico, mas também porque este lugar coloca a imaginação à prova.
A viagem pelo complexo é uma união entre o que resta da estrutura antiga, com todos os artefactos que foram encontrados, e uma abordagem mais moderna, que nos permite entender o seu passado, através de meios visuais de apoio.
O site é riquíssimo e a minha visita foi feita de forma lenta, absorvendo tudo o que via, numa verdadeira viagem no tempo.
Aqui, existem várias áreas e vários elementos que se se destacam pela sua dimensão e simbologia:
O Grande Banho
Mal entrei no complexo deparei-me logo com o Grande Banho, um enorme tanque de água que é no fundo o coração deste spa romano. A vista começa por cima, seguindo um balcão guardado pelas estátuas de grandes imperadores e governadores romanos.
Mas à frente na visita, o caminho leva ao piso térreo, de acesso às águas termais que faziam as delícias do visitantes. Por aqui, o grande tanque espreita pelas várias colunas que o ladeiam e passamos por nichos que certamente os banhistas utilizariam para relaxar e colocar a conversa em dia.
O Pátio do Templo
Como qualquer complexo romano, também aqui existiu um templo onde os visitantes faziam as suas ofertas e sacrifícios aos deuses. Com vários elementos de destaque, as atenções viram-se aqui para a Cabeça de Minerva, uma estatueta em bronze que representa Sulis Minerva, a Deusa da Sabedoria.
Artefactos do povo de Aquae Sulis
Nos banhos romanos, não só conhecemos a estrutura como sentimos uma proximidade a quem por ali passou. Isto porque somos apresentados a elementos como estátuas, mosaicos e pequenos artefactos de uso pessoal. Um dos últimos grandes achados aqui apresentados é uma coleção de moedas romanas (mais de 17 mil!), datadas entre 32 BC e AD 274, encontradas em Bath em 2007.
Salas de spa e saunas
Esta foi também uma zona dos Banhos Romanos de Bath que achei particularmente interessante, uma vez que existe uma projeção de imagens sobre as pedras a representar a vivência que existem em tempos naquele lugar. Uma imersão do visitante no espaço através da visão e audição.
Tome nota antes de visitar
A viagem pelos Banhos Romanos não podia terminar da melhor forma: somos convidados a provar a água termal, a mesma que ali trouxe os romanos e na base da qual toda aquela estrutura e cidade nasceu e cresceu.
Confesso que o cheiro e sabor a enxofre bem me lembrou as minhas visitas a São Miguel, nos Açores, mas a experiência é única e não podia deixar de tomar esta água que é conhecida por conter 43 minerais.
Deixo-lhe, por fim, algumas dicas que podem ajudar, caso um dia vá até Bath e decida visitar os Banhos Romanos:
→ Onde Fica
Os Banhos Romanos ficam na Abbey Church Yard, bem no centro da cidade de Bath, a 16 km de Bristol e 160 km de Londres.
→ Tours
Pode optar por fazer um tour guiado aos Banhos Romanos, mas, caso queira ir sozinho/a, aconselho um audioguia para melhor conhecer a história deste lugar.
→ Acessibilidades
Os Banhos Romanos estão preparados para receber todos os visitantes, mesmo os que apresentem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Consulte o site para mais informações.
→ Horários e bilhetes
Infelizmente, à data de publicação deste artigo, os Banhos Romanos estão encerrados devido à evolução pandémica provocada pelo Covid19. Porém, tenho a certeza de que quando voltarmos à normalidade, os mesmos deverão reabrir. Por isso, vá consultando o site oficial para obter mais informações.
O que achou dos Banhos Romanos de Bath? É um local que já visitou ou gostaria de visitar? Dê a sua opinião na caixa de comentários em baixo! Vamos falar!
Leave a Comment