Search here...
TOP
Destinos Ilhas dos Açores Portugal

Paraíso Desvendado: Uma Viagem a São Jorge, nos Açores

What to see and do in São Jorge
732 Views

Bem-vindo à encantadora ilha de São Jorge, uma joia aninhada no meio da vasta extensão do Oceano Atlântico, no arquipélago dos Açores, em Portugal.

Tinha muita curiosidade para visitar esta ilha e, quando o ferry se aproximou da costa, vindo da Madalena, na ilha do Pico, o meu coração começou a bater forte.

Durante anos, disseram-me que esta era uma das ilhas mais fantásticas para visitar nos Açores, logo a seguir às Flores, e agora estava ali para explorar as maravilhas escondidas deste paraíso.

São Jorge é onde o tempo parece abrandar e a própria Mãe Natureza esculpiu uma paisagem que deixa os visitantes maravilhados com a sua criatividade.

À descoberta da ilha de São Jorge

São Jorge é uma das nove ilhas vulcânicas que formam o arquipélago dos Açores. A sua história remonta ao início do século XV, quando os navegadores portugueses pisaram pela primeira vez as suas costas.

Quando também eu entrei na ilha, não pude deixar de me maravilhar com a beleza que se estendia à minha frente. O céu azul beijava as falésias recortadas e os pastos verdes estendiam-se até onde a vista alcançava, salpicados de casas caiadas de branco.

A ilha situa-se a cerca de 1450 km a oeste de Portugal e caracteriza-se por vales profundos e picos elevados, vestígios das suas origens vulcânicas.

São Jorge é um refúgio para os amantes da natureza e um lugar onde os ilhéus preservaram orgulhosamente o seu património cultural.

A encantadora Fajã da Caldeira de Santo Cristo

Fajã da Caldeira de Santo Cristo in São Jorge, Azores

Entre as inúmeras maravilhas de São Jorge, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo destaca-se como um local de beleza natural inigualável. Foi o meu principal destino na ilha.

À medida que me aventurava em direção a esta zona costeira isolada, a minha expetativa aumentava. As fajãs são únicas nos Açores e são formadas por antigos fluxos de lava que caem em cascata no oceano, criando planícies de terra fértil ao longo da costa.

Como chegar à Fajã de Santo Cristo

Existem duas formas de chegar à Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Pode ir de carro até à Fajã dos Cubres e, a partir daí, ir de moto-4 até lá. Outra maneira é percorrer a pé o trilho que desce da Serra do Topo até à Fajã. Pelo caminho, para além de uma paisagem incrível, vai também encontrar uma pequena cascata.
No meu caso, fiquei hospedada na Caldeira Surf Camp & Guesthouse, e eles organizaram o meu pick up e transporte desde a Fajã dos Cubres.

À chegada, fiquei hipnotizada pela tranquilidade que envolvia toda a área. Não havia estradas, nem carros, apenas o som das ondas a rebentar e os sussurros do vento. Este isolamento e paz foi um bálsamo para a alma durante o tempo que lá estive.

A Fajã de Santo Cristo possui uma lagoa costeira, onde as águas parecem fundir-se perfeitamente com o céu, convidando os viajantes a explorá-la. Uma velha igrejinha e algumas casas formam a pequena vila que repousa no sopé do monte.

Surfando as ondas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo

As poderosas ondulações do Atlântico que abraçam a costa fazem da Fajã de Santo Cristo um paraíso para os surfistas e foram elas que me trouxeram a este sítio.

Quando remei ao encontro das ondas azuis, o entusiasmo percorreu-me as veias ao surfar neste local pela primeira vez.

A linha costeira emoldurou a experiência, proporcionando um cenário deslumbrante de falésias majestosas e vegetação luxuriante. Uma visão que vou guardar para sempre.

Surf in São Jorge, Azores

Lembre-se de fazer o seu seguro de viagem

5% de desconto no seguro de viagem pela Marlene On The Move

Piscina Natural Simão Dias – Um refúgio refrescante

Após passar alguns dias na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, apreciando a calma e as ondas fantásticas, pus-me a explorar o resto da ilha e encontrei a Poça Simão Dias.

Esta piscina natural isolada, aninhada entre falésias imponentes, oferece o oásis perfeito para descontrair. As águas cristalinas convidaram-me a dar um mergulho refrescante e eu aceitei imediatamente.

Enquanto nadava, maravilhei-me com as falésias circundantes que protegem este pequeno pedaço de paraíso do mundo exterior. O cheiro da água salgada enchia o ar, complementado pelo aroma da terra e vegetação próxima.

Fechando os olhos, ouvi a sinfonia das ondas a baterem nas rochas, misturando-se harmoniosamente com os sussurros do vento. O tempo parecia ter parado por um momento, e eu estava totalmente conectada com a essência de São Jorge.

Simão Dias Natural Pool in São Jorge island

Suba ao Pico da Esperança

Uma vez na ilha, aventure-se também a fazer a subida do Pico da Esperança, uma montanha que atinge os 1053 metros de altitude e oferece vistas extraordinárias.

Pico da Esperança mountain

A importância da preservação natural

Ao longo da minha viagem a São Jorge, fiquei impressionada com os esforços de preservação do património natural. Desde as fajãs até à manutenção da Piscina Natural Simão Dias, tem havido um compromisso para salvaguardar os ecossistemas únicos da ilha.

São Jorge é um paraíso para os viajantes e um santuário de fauna e flora diversificadas. As espécies vegetais endémicas e a avifauna da ilha são um testemunho da sua riqueza ecológica. Os Açores, incluindo São Jorge, fazem parte da Rede Global de Geoparques da UNESCO, que reconhece o valor geológico, cultural e ambiental das ilhas.

São Jorge is parte of the Azores archipelago, recognized as a UNESCO Global Geoparks Network

Dicas para explorar São Jorge

  • Abrace a simplicidade: São Jorge oferece uma oportunidade para se desligar do mundo. Abrace o ritmo mais lento da vida e aproveite cada momento.
  • Explore as Fajãs: As fajãs da ilha são uma caraterística única dos Açores. Aventure-se fora dos caminhos mais conhecidos para descobrir a sua beleza escondida.
  • Surf e muito mais: A Fajã de Santo Cristo oferece uma experiência de surf inigualável para quem procura aventura. Mas lembre-se, há muito mais para explorar, desde trilhos para caminhadas ao mergulho.
  • Conecte-se com os habitantes locais: O calor e a hospitalidade dos habitantes tornam São Jorge ainda mais especial. Envolva-se com eles e descobrirá o coração e a alma da ilha.
  • Preserve o ambiente: A beleza natural de São Jorge é o seu bem mais valioso. Tenha em atenção ao seu impacto como viajante e ajude a preservar este paraíso imaculado para as gerações futuras.

A minha viagem a São Jorge foi uma odisseia que mexeu com a alma. Esta ilha presenteou-me com experiências que levarei sempre comigo.

São Jorge é um testemunho da beleza e resiliência da natureza, um lugar onde os viajantes podem genuinamente encontrar paz e inspiração. O meu conselho é que abrace o fascínio de São Jorge e a inclua nos seus planos de viagem da próxima vez que visitar os Açores. Tenho a certeza que deixará uma marca no seu coração.

Explore a Ilha de São Jorge, nos Açores
Descubra a beleza encantadora de São Jorge nos Açores, Portugal. Surfe no meio do Atlântico, banhe-se em piscinas naturais e abrace a simplicidade desta ilha.
Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde.

VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!

  • ✅ Faça o seguro de viagem Heymondo e tenha 5% de desconto.
  • 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita ao melhor valor.
  • 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
  • ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
  • 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
  • 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
  • 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.

Ao utilizar estes links ou outros colocados neste artigo para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso, a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!