
Em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, numa pequena localidade chamada Malpica do Tejo, vai encontrar a Tasca Maria Faia. Um verdadeiro altar de manjares típicos da região da Beira Baixa.
Percorrendo a estrada que passa pelo parque natural, chegamos a Malpica do Tejo, uma pequena vila perdida no meio da Beira Baixa. Ou será do Alto Alentejo? Aqui torna-se difícil saber onde uma região acaba e outra começa. A paisagem e os sabores misturam-se. Mas quanto aos últimos, já lá vamos e posso dizer que são mesmo das beiras.
Não há muito para percorrer porque o local é pequeno, por isso achar a Tasca Maria Faia não deverá ser difícil.
E se por fora podemos crer que vamos entrar numa típica tasca, no interior encontramos um espaço renovado, que respeita caraterísticas populares, mas sem deixar passar alguns traços de modernidade.
O nome da tasca, “Maria Faia”, vem de uma das músicas recolhidas pelo cantor Zeca Afonso em Malpica do Tejo.
Para a mesa pedimos uns lagostins do rio, uma das sugestões da casa. Do Tejo, como não poderia deixar de ser. E por menos de 5 euros serviram-nos uma travessa cheia deles e deliciosos. Cozidos, deixando o sabor por si só conquistar.
Feitas as introduções, a mesa recebeu de braços abertos o Lombo com Castanhas e o Guisado de Veado com Frutos Vermelhos, servido com rodelas de pêssego e compota de framboesa, o que corta o sabor forte da caça.
Feitas as contas e com vinho, sobremesa e café à mistura, o valor final rondou os 15 euros por pessoa. Uma pechincha tendo em conta a qualidade do que foi servido.
E já que está na região, que tal um passeio de barco pelo Tejo? Saiba que este é o local perfeito para a observação de aves de rapina. Informe-se no restaurante.

Gostou da dica? Guarde o Pin!
🍴









Opá tasca mais acolhedora! Adoro esses sítios, é tão Portugal, não achas? O unico senão é que normalmente não estão preparados para vegetarianos e acabamos por comer uma sopa ou assim. A comida tradicional portuguesa é à base de peixe e carne e por isso não podemos pedir muito 😛
Pois é, Marta. Infelizmente, tens toda a razão. Mas mesmo assim, acho que já existe mais oferta que antigamente. Mas, sim, sítios como este ainda são muito old school no que toca à ementa.
Adorei! Boa dica de gastronomia e restaurante! E que sítio tão típico. Vou ter de visitar um dia! Só pelas fotos já abriu o apetite! Boas viagens!
Vale a pena a visita. Ainda mais porque podes sempre dar um passeio pelo Parque Natural do Tejo Internacional. 🙂
Conheço a música e agora fiquei com vontade de conhecer a tasca! A comida parece deliciosa! Obrigada pela dica Marlene! Beijos
Obrigada, Sofia! 😉
Nossa Marlene! Me deu água na boca essas pratos. Amo a culinária Portuguesa. Eu vou pra Portugal no ano que vem, são tantas dicas que acho que preciso ficar uns 2 meses par conhecer tudo! Será difícil escolher o roteiro!! Abraços Renata
Hihihih Renata, quando vier não vai querer voltar tão depressa 😉
Que experiência gastronômica completa e de ótimo custo beneficio. AMEI!
Lagostins a 5 euros?? Uau! Esse restaurante é, de fato, um achado! Se o sabor estiver à altura da apresentação dos pratos, certamente merece uma visita.
Confere, Fernanda. Sabor: ✔️
Bem, mas que óptima dica acho que vou já aproveitá-la para uma surpresa`no aniversário da minha namorada, obrigado!
Ainda bem que ajudei, Francisco. 😉 Aproveita e passeia com ela pelo Parque Natural do Tejo Internacional. 🙂
Se há coisa que adoro, são as tascas, principalmente aquelas em que somos bem servidos! Ainda não conheço esta zona, mas parece ser muito boa para explorar, pelo menos a nivel gastronómico!
Uau, os pratos parecem todos deliciosos e o preço é ótimo! Fiquei com água na boca 🙂
Meu Deus, que delicia de Post!!! Me deu até fome agora! Adorei! Quem sabe um dia, quando for a Portugal, possa experimentar estas delicias!
Está à sua espera, Itamar 😉
Gente essa comida está com uma cara maravilhosa! Amo langostinos, e olha o valor, nem acreditei. Ótimo review!
Obrigada, Giulia!! 🙂
Que ótima dica que junta gastronomia, cultura e turismo. Descobrir esses encantos de Portugal através do seus textos é muito bom. Amei!
Obrigada, Vaneza! 🙂